sexta-feira, maio 17, 2013

PROGRAMAÇÃO ABD 40 ANOS - ENCONTRO PAULISTA DE COLETIVOS DE AUDIOVISUAL



A ABD (Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas) completa 40 anos de fundação em 2013. É um momento para celebrarmos essas 4 décadas de luta pelo cinema independente e pela renovação da linguagem cinematográfica. Lembrar que a ABD foi fundamental para a consolidação do que hoje são conhecidas políticas públicas e famosos editais como o Prêmio Estímulo, como a Lei do Curta e também o que hoje é o edital de filmes B.O.

Em janeiro deste ano, a secção paulista da ABD elegeu um grupo de 24 realizadores independentes com um proposta de gestão horizontalizada - Alana Menk, Amina Jorge, André Francioli, Beatriz Seigner, Caru Alves de Souza, Cristiano Navarro, Daniel Chaia, Daniel Turini, Eduardo Kishimoto, Ester Marçal Fér, Fabio Meira, José Agripino, Julia Murat, Julio Martí, Marcelo Caetano, Marcelo Sollero, Marco Escrivão, Maria Tereza Urias, Matias Mariani, Max Eluard, Paula Aidar Pripas, Renan Rovida, Rodrigo Diaz Diaz, Thiago Mendonça.

Esta nova diretoria pretende trazer algumas novidades na gestão da entidade, buscando sua renovação e discutindo a representatividade do setor da realização audiovisual – e por isso estamos ampliando nosso escopo para representar realizadores independentes além do curta e do documentário, mas também de filmes de longa metragem de baixo orçamento, coletivos audiovisuais e novas formas de organização em torno da produção independente de qualidade.

Em comum acordo definimos o desejo de aproximar a entidade dos realizadores organizados em torno de coletivos existentes no Estado. Buscamos unir forças para que a produção audiovisual coletiva encontre mais vozes ecoantes, para que assim a entidade entenda melhor as necessidades dessa forma de organização e também para que os coletivos possam conhecer e reconhecer a ABD-SP como uma parceira nessas lutas.

Para além desse pressuposto, pretendemos investigar e trocar informações sobre a forma organizativa dos coletivos, seu funcionamento, suas demandas, sua produção crítica e estética, sua visão sobre cinema, vídeo e as diversas vertentes audiovisuais. Conceitos às vezes claros para alguns, mas ainda incompreensíveis para muitos dos abedistas e demais integrantes do meio audiovisual. 

Por isso, como parte das comemorações dos 40 anos da ABD, realizaremos o 1º Encontro Paulista de Coletivos Audiovisuais, a ser realizado no mês de Julho de 2013 no Memorial da América Latina.
Para tanto, numa tentativa respeitosa e coerente de integração, gostariamos de convocá-los para uma primeira reunião na qual pensaremos juntos as atividades e programação de dito encontro.

Convocamos a todos para a reunião que será às 19h do dia 20 de Maio de 2013, no ECLA – Espaço Cultural Latino Americano, localizado na Rua da Abolição, 201, Bela Vista, São Paulo – SP. 

Paralelamente estamos começando um mapeamento dos coletivos do estado através do preenhimento de uma ficha online. Os coletivos do interior do Estado que não puderem comparecer a esse primeiro encontro, receberão informes do evento e serão esperados durante os dois dias do encontro no Festival, por isso é importante preencher a ficha para passar a integrar essa lista de conversas. Pedimos a todos que consultem seus coletivos e que confirmem a presença para organizarmos a reunião através do email HYPERLINK "mailto:abdspgestao@gmail.com" abdspgestao@gmail.com (dúvidas e outras questões podem ser dirigidas ao mesmo email).

Pedimos ainda que divulguem esta carta e este convite a outros coletivos para que possamos ter o maximo de representatividade e um frutífero encontro.

Que as comemorações sejam também um voto para um futuro melhor e uma oportunidade de refletirmos juntos sobre as formas de produção audiovisual e sobre estruturas de produção mais democráticas e com mais respeito aos seus integrantes.

Maria Tereza Urias e Rodrigo Diaz Diaz
Diretoria ColegiadaABD-SP 2013/2014
Grupo de Trabalho de Gestão Interna

Nenhum comentário:

Postar um comentário