Quem somos...


Em 02 de Outubro de 1996 a Associação de Moradores do Jardim Keralux e Adjacências, é fundada pelos seguintes moradores: Ilza, Ronaldo Mossuly, Iracina, Rosália, José (Corinthiano), Valtemir (Pitta), Raimundo, dentre outros.

A associação tinha como principal objetivo a regularização fundiária do bairro, pois o bairro foi loteado por grileiros que vendiam aos moradores com documentos falsos e em seguida entravam com processos de reintegração de posse dos terrenos. Inclusive a rua de maior movimento e importância no bairro hoje porque o corta de ponta a ponta, tem como nome Bispo e Martins, Bispo por causa do advogado que defendeu a nossa causa no inicio Arnaldo Bispo e Martins por causa da ex vereadora que nos ajudou desde sempre Ana Martins. A Associação nasce para lutar contra os grileiros e desmontar a quadrilha que estava envolvida no golpe.

Contamos com a ajuda da então vereadora Ana Martins que nos cedeu o advogado e encabeçaram nesta luta e nos ajudaram a permanecer na em nossas casas.

            Em 1998 com a ajuda da equipe da Associação de Moradores do JD. Keralux tivemos as primeiras conquistas de infra estruturas para o bairro, água e luz o que trouxe junto com ela melhoria da qualidade de vida para os moradores.

            De 1999 até 2001 desempenhávamos um papel na área de lazer e recreação com menos peso, mas de significado igual, tínhamos a festa no dia das crianças onde oferecíamos com ajuda de voluntários e empresas próximas como a Belgo Mineira, Bann Química e a diretoria da Associação, a distribuição de centenas de brinquedos e doces fazendo a alegria de muitas crianças.

            No ano de 2004 conquistamos alguns cursos e programas sociais trazidos para a comunidade com a ajuda do então Presidente do Instituto Ronaldo Mossully e a Vice Presidente Adriana Barros Poveda que trouxeram também uma linha de transporte de vans que fazem a linha Jardim Keralux – Penha e essa conquista facilitou o acesso dos moradores aos bairros visinhos. Com a chegada dessa linha de vans veio também o asfalto nas ruas principais e a coleta de esgoto que antes era totalmente despejado num braço do rio Tiete que margeia o bairro.

            No ano de 2007 iniciamos o programa Viva Leite em parceria com a Secretaria Estadual de Abastecimento e Agricultura do Estado de São Paulo, que beneficia varias famílias da comunidade. Auxiliando no desenvolvimento e alimentação das crianças menores de sete anos.

            Em 2009 concretizamos a construção da sala de informática e conseguintemente a criação do Núcleo Gráfico e Jornalístico possibilitando assim a qualificação profissional dos jovens da comunidade e bairro próximos. No ano seguinte (2010) começamos a participar ativamente do projeto Escola da Família dando apoio e incentivando no desenvolvimento de ações em prol da comunidade.

            No ano de 2011 nossa aspiração de melhorias na parte urbana e paisagística do bairro continua, assim como a nossa motivação de continuar proporcionando aos jovens da comunidade melhores e maiores oportunidades de melhoria de condição de vida e educação.

            As ferramentas de comunicação utilizadas por nós são Jornal do bairro, Anúncios nas festas; Blog; Orkut; Carros de som; Escolas da região, Telefonia, Igrejas, Homem Sanduíche; Ubs; Boletim Informativo; Divulgação boca à boca; Assembléia Geral e DVD com a história do bairro à disposição da comunidade em locadoras de forma gratuita.

Para isso pretendemos continuar com as parcerias já existentes com a Subprefeitura, Fundação Tide Setubal, Eletropaulo, Sabesp, CMDCA/SP, Ministério da Cultura, Coopersemo, CRAS Regional, Secretaria do Estado da Cultura, Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, Arcelor Mittal, Parque Ecológico Tietê, Usp-Leste, UBS - Jardim Keralux, Conselho Tutelar, Fórum Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Unicef - Plataforma dos Centros Urbanos, Viração – Ação Educativa, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário